QUEM SOMOS

O GRSE-UFBA foi criado em 2002 e encontra-se certificado na base de dados do CNPq.Investigar temas relevantes para a melhoria das condições de vida da sociedade brasileira com foco no saneamento,   nos eixos de águas e resíduos sólidos.

Tem como objetivos: A formação  com qualidade de recursos humanos capacitados para docência e para o mercado de trabalho e o desenvolvimento de pesquisas para o processo decisório e  soluções tecnológicas mais sustentáveis de gestão de resíduos sólidos e efluentes líquidos.

As linhas de pesquisa em resíduos sólidos se referem à proposição de inovações no planejamento e gestão de resíduos sólidos, priorizando a sua redução e valorização de modo a otimizar o fluxo circular de materiais, considerando aspectos técnicos, financeiros e sócio ambientais. De forma integrada investiga-se  procedimentos e tecnologias de resíduos sólidos desde a não geração até a disposição final de rejeitos.

As pesquisas na área de tratamento de efluentes possuem foco na avaliação de processos biológicos e físico-químicos de tratamento de efluentes industriais e esgotos domésticos, bem como, programas mais sustentáveis  com relação a água e energia.

O GRSE já produziu 43 dissertações, 7 teses de doutorado, 52 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, mais de 100 publicações em eventos técnicos científicos. O Grupo desenvolve pesquisas financiadas pelas principais agências de fomento brasileiras e possui acentuada inserção nos cursos de graduação da Escola Politécnica da UFBA,  além de participar de redes de pesquisas de alcance nacional como o PROSAB, TRATALIX, RENTED e TECRESOL.